
Essa torta de frango sem glúten fica deliciosa e é inspirada em uma torta de frango típica dos Estados Unidos e Canadá chamada chicken pot pie, em que o frango do recheio é geralmente cortado em cubinhos ao invés de desfiado e leva também cenoura, salsão, ervilha e milho. Além disso, o caldo onde o frango é cozido é usado para fazer um creme que vai no recheio.
Por lá é bem comum encontrar versões sem glúten da massa porque é fácil encontrar uma mistura já pronta de farinhas sem glúten. Por aqui adaptamos a massa com uma mistura de 3 farinhas sem glúten super fáceis de encontrar e acessíveis e que funcionam muito bem juntas para fazer uma massa podre sem glúten.
Se você ficou com água na boca com essa torta deliciosa, já confere aqui no Tudo Receitas o passo-a-passo com fotos para preparar essa torta de frango sem glúten.
- Para o recheio:
Separe todos os ingredientes necessários para fazer sua torta de frango sem glúten.

Tempere o frango com alho em pó, pimenta do reino e sal. Misture bem para envolver todo o frango. Esquente um pouco de azeite em uma panela e adicione os cubos de frango para dourar, sem encher muito a panela. Se necessário, faça em etapas.

Enquanto isso, corte a cenoura em cubos e pique o talo de salsão.

Quando o frango estiver dourado, acrescente a cenoura e o salsão e dê uma leve refogada por cerca de 2 minutos.

Cubra com água e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos até o frango estar totalmente cozido e os vegetais estarem macios.

Enquanto o frango e os vegetais cozinham, prepare a massa. Comece misturando as três farinhas em uma tigela.

Tempere com uma pitada de sal e adicione a manteiga gelada.
Dica: A manteiga precisa estar gelada para que a massa fique crocante.

Vá quebrando os cubinhos de manteiga com a ponta dos dedos e misturando às farinhas até chegar a uma consistência de farofa.
Dica: Não precisa trabalhar de mais a massa. Alguns pedacinhos maiores de manteiga garantem que a massa fique crocante.

Adicione um ovo e comece a misturar para incorporar toda a farinha. Se a massa estiver muito seca e ainda tiver sobrado muita farinha, adicione um pouco de água gelada bem aos poucos, com cuidado para não passar do ponto.

Quando a massa chegar a uma consistência que não grude mais nas mãos mas não esteja tão seca, forme uma bola e divida a massa em duas partes iguais.
Dica: Se necessário, polvilhe a bancada com um pouco de farinha de arroz.

Unte muito bem uma forma com manteiga, o fundo e também as laterais.

Abra uma metade da massa, que servirá como base para a torta, usando um rolo de massa. Se necessário, polvilhe um pouco de farinha de arroz para que o rolo não grude.
A massa tende a ficar um pouco seca conforme se trabalha com ela, então deixe um recipiente com água e vá molhando as mãos se necessário. Não é necessário adicionar mais água diretamente sobre a massa para não passar do ponto.
Dica: Como a massa fica mais quebradiça que uma massa com farinha de trigo, é aconselhável abrir em cima de uma folha de papel manteiga.

Abra a massa em um disco maior do que o diâmetro da forma, vire diretamente do papel manteiga para a forma, isso facilita transferir a massa para a forma sem que ela quebre.

Pressione bem a massa sobre o fundo da forma e as laterais e vá ajeitando e retirando o excesso até que a massa fique homogênea e cubra cerca de metade das laterais da forma. Reserve a base da torta.

Quando o frango e os vegetais estiverem cozidos, escorra com uma peneira, lembrando de reservar o caldo do cozimento para fazer o creme do recheio.

Separe os ingredientes para fazer o creme do recheio da sua Torta de frango sem glúten.

Na mesma panela onde cozinhou o frango, adicione a manteiga e espere derreter.

Quando derreter, adicione o amido de milho, mexa bem e deixe cozinhar até formar uma pastinha.

Depois acrescente o caldo de frango e o leite sempre mexendo bem para evitar que se formem grumos.

Continue mexendo muito bem até o creme encorpar e chegar num ponto de molho branco.
Dica: Para saber se o creme está no ponto certo, pegue uma espátula e com cuidado para não se queimar, passe o dedo no meio.

Desligue o fogo e volte com a mistura de frango e vegetais cozidos para a panela, adicione a ervilha e o milho. Reserve o recheio.
Dica: Caso esteja usando ervilha e milho congelados, um pouco antes de escorrer o frango e os legumes, adicione a ervilha e o milho congelados para que descongelem e cozinhem.

Enquanto isso, abra a segunda metade da massa que cobrirá o recheio, exatamente da mesma forma que foi feita anteriormente.

Coloque o recheio sobre a base da torta e da mesma forma que foi feito anteriormente, cubra o recheio com a massa virando com auxílio do papel manteiga.

Acerte as bordas da massa, se necessário, retirando os excessos para selar bem o recheio. Com uma faca, faça um corte no meio em formato de cruz para liberar o vapor. Leve para o forno preaquecido a 200oC por cerca de 20 minutos ou até a massa ter dado uma leve dourada.
Dica: A massa não doura tanto quanto uma massa tradicional. Se preferir que fique mais brilhante, pode pincelar uma mistura de ovo e leite ou água sobre a massa antes de levar ao forno.

Sua torta de frango sem glúten está pronta para ser servida!
Dica: Você pode congelar a torta tanto antes quanto depois de assada!

Gostou dessa receita sem glúten? Vem ver essas outras que separamos para você:
- Receita de Donuts sem glúten
- Receita de Rabanadas sem glúten
Se você gostou da receita de Torta de frango sem glúten, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de frango.
Valor nutricional
(por pessoa)
- Calorias: 1 kcal
- Proteínas: 37,5 g
- Gorduras: 62,5 g
- Carboidratos: 75 g
- Fibra: 7,5 g