Receita de Sarapatel nordestino tradicional


O sarapatel é daquelas receitas tradicionais brasileiras que passa de geração em geração. Trazido de Portugal (onde tem o nome de "sarrabulho") para o Brasil, é um prato pesado, à base de vísceras e sangue de porco, pelo que contém alto teor de gordura. É preparado sobretudo no inverno para quem precisa de bastante energia e força para trabalhar. Aprenda aqui no TudoReceitas a receita de sarapatel nordestino tradicional passo a passo, confira abaixo todos os detalhes!
Ingredientes:
Como fazer Sarapatel nordestino tradicional:
Para fazer essa receita de sarapatel comece por reservar o sangue e lavar os pedaços de porco com limão. Leve ao fogo uma panela com água e, assim que ferver, escalde o porco por 2-3 minutos.
Dica: No nordeste você encontra facilmente no mercado e feira um preparado de sarapatel que inclui geralmente toucinho,coração, fígado, língua e sangue de porco.

Pique finamente o alho, a cebola, os tomates e o pimentão e corte o porco escaldado em cubinhos. Misture tudo, adicione o vinagre, o coentro e uma parte do sangue e tempere com sal e pimenta a gosto.

Leve ao fogo uma panela com a banha ou o óleo e o louro e refogue o sarapatel durante 15-20 minutos, mexendo de vez em quando para não queimar. Acrescente água e deixe cozinhar por 30 minutos. Depois acrescente o restante sangue, acerte o sabor com sal e pimenta e deixe cozinhar.

Depois do passo anterior pode servir seu sarapatel nordestino tradicional! Acompanhe com farofa de couve ou arroz branco e bom apetite!
Se gosta de receitas típicas nordestinas não deixe de conferir também o vatapá de frango, o arroz de hauçá e o mungunzá salgado.

Se você gostou da receita de Sarapatel nordestino tradicional, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de guisado . Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.
Valor nutricional
(por pessoa)
- Calorias: 612,5 kcal
- Proteínas: 37,5 g
- Gorduras: 45 g
- Carboidratos: 2 g
- Fibra: 3,8 g