
Esta receita de pudim de arroz é perfeita para uma sobremesa um pouco mais leve que combina os sabores de duas das sobremesas mais amadas do Brasil - arroz doce e pudim. Uma receita muito fácil e com poucos ingredientes simples, mas que com certeza vai conquistar todo mundo.
Aqui, ao invés da calda tradicional de açúcar de pudim, optei por fazer um pudim sem calda, que pode ser servido assim ou com um pouco de geleia ou frutas - e a massa ganhou um toque de mirtilos no meio da massa - os mirtilos deixam a massa naturalmente mais docinha, então a gente usa menos açúcar e derretem ao assar, criando pequenas bolsinhas que estouram na boca, mas você pode fazer a massa base sem os mirtilos e aromatizar como preferir.
Para aprender a fazer este pudim de arroz, siga abaixo o passo a passo com fotos no TudoReceitas.
Separe os ingredientes para fazer seu pudim de arroz. Aqui usei mirtilos para misturar na massa e deixar essa receita ainda mais especial, mas você pode fazer apenas a massa base. Outra opção no lugar dos mirtilos é usar cerejas - em calda ou in natura.
Aromatizei a massa usando raspas de limão e laranja, mas você pode usar baunilha, canela ou cumaru também. A quantidade de açúcar pode ser ajustada conforme o seu paladar - aqui usei menos açúcar para ter uma sobremesa mais equlibrada e porque os mirtilos já trazem um sabor docinho para a massa.
O arroz pode ser qualquer um, o importante é que esteja cozido e sem tempero. Se for cozinhar o arroz especificamente para essa receita, você pode cozinhar com um pouco de leite e já pode colocar as especiarias que quiser, como canela e casca de laranja ou limão - assim o arroz ganha ainda mais sabor.

No liquidificador, coloque o ovo, o leite, o arroz cozido e o açúcar. Os mirtilos serão misturado inteiros à massa - esse é o toque especial dessa receita, pois ao assarem eles irão dar uma leve derretida e criar bolsinhas que derretem na boca. Também gosto de adicionar as raspas de limão e laranja apenas depois de bater para evitar que amarguem.

Quando a massa estiver homogênea, misture os mirtilos e as raspas de limão e laranja e verta sobre a forma. Aqui, fiz porções individuais e por isso usei esses ramequins untados com manteiga e polvilhados com um pouquinho de açúcar para facilitar na hora de desenformar. Você pode aumentar a quantidade para assar em uma forma tradicional de pudim com um furo no meio e se preferir, pode fazer a calda de açúcar antes de verter a massa.
O pudim de arroz pode ser assado no forno ou na airfryer. Leve ao forno ou à airfryer pré-aquecido a 180oC por cerca de 30 minutos ou até que o pudim esteja assado.

Espere esfriar totalmente antes de desenformar. Você pode servir o pudim de arroz com geleia, com frutas ou com alguma calda que preferir. Aqui servi com geleia de frutas vermelhas que complementa bem o mirtilo da massa.

Se você gostou da receita de Pudim de arroz, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de pudins e flans.
Se você gosta de apreciar um bom pudim de vez em quando na sua casa, mas gosta também de praticidade na hora do preparo, não deixe de conferir estas outras receitas diferentes de pudim aqui do TudoReceitas.
- Receita de Pudim de leite condensado na air fryer
- Receita de Pudim de chocolate branco com calda de morango
- Receita de Pudim de chocolate na air fryer
Valor nutricional
(por pessoa)
- Calorias: 185,3 kcal
- Proteínas: 5,7 g
- Gorduras: 3,3 g
- Carboidratos: 34,7 g
- Fibra: 1 g