Receita de Puchero gaúcho tradicional
O puchero é um prato típico de inverno e teve origem no Rio Grande do Sul pelo influência espanhola no estado. O prato é muito comum na Argentina e no Uruguai também, pela proximidade. Alguns ingredientes mudam conforme a região, mas o prato em si consiste em um grande cozido de carne com osso, legumes e verduras, cozido lentamente e servido bem quente.
Eu cresci comendo este prato feito pela minha mãe, então o puchero tem um valor afetivo muito grande para mim e prepará-lo sempre é um momento muito especial. O puchero é também uma comidinha de conforto que alimenta muito! Pode ser consumido como prato único por ser bem completo e com certeza vai deixar todo o mundo saciado.
Quer saber como fazer puchero gaúcho tradicional? Separe os ingredientes e vamos à receita com fotos passo a passo aqui no TudoReceitas!
Ingredientes para fazer Puchero gaúcho tradicional:
Como fazer Puchero gaúcho tradicional:
Pré-aqueça uma panela com o azeite e comece preparando todos os ingredientes do puchero:
- Corte a carne em cubos médios;
- Corte a cebola, o salsão, o alho poró e o alho finamente;
- Corte o repolho e a couve em fatias largas;
- Corte o milho em 4 partes;
- Corte os demais vegetais em cubos médios.
Primeiramente doure os cubos de carne de todos os lados na panela com o azeite. Tempere com sal e pimenta a gosto.
Quando toda a carne estiver dourada, junte a cebola, salsão, alho poró e alho. Refogue bem até que tudo esteja corado.
Adicione o aipim e cubra com água. Ele demora mais para cozinhar que os outros vegetais, portanto é o primeiro que precisa entrar na panela. Deixe cozinhar até a carne e o aipim ficarem bem macios.
Dica: você pode escolher cozinhar na pressão para ganhar tempo e amaciar a carne mais rápido, ou cozinhar na panela normal por mais tempo, até que a carne amacie.
No puchero, a carne precisa estar bem macia e praticamente soltando do osso. Nesse estágio, o caldo já estará com muito sabor da carne! Um caldo rico em sabor faz toda a diferença no puchero.
É hora de adicionar os demais vegetais, deixando de lado apenas o repolho e a couve, que entrarão por último. Cozinhe por mais cerca de 10 minutos, ou até que os legumes estejam macios, e acerte o sal e a pimenta.
Quando todos os vegetais estiverem bem macios e o caldo bem grosso e encorpado, é hora de finalizar o puchero adicionando a couve e o repolho, que irão cozinhar apenas no "bafo", ou seja, o próprio calor do caldo irá amaciar as folhas. Assim, junte as folhas, desligue o fogo e misture todos os legumes.
Sirva este delicioso puchero gaúcho ainda quente e, se desejar, finalize com ervas frescas. E lembre-se: o puchero não é uma sopa, mas ele precisa ter um pouco de caldo, grosso e encorpado! Ele é um prato rico, substancioso e muito nutritivo, podendo ser apreciado como prato único. Bom apetite!
Se você gostou da receita de Puchero gaúcho tradicional, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Cozido. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.
Outros pratos tradicionais da culinária gaúcha
O puchero tem origem castelhana e se tornou um dos pratos mais tradicionais da culinária gaúcha, perfeito para servir como prato único em um dia bem frio ou quando precisamos de uma refeição bem completa! Se você ama a culinária gaúcha, não deixe de conferir também estas receitas típicas de Rio Grande do Sul: