Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 28 maio 2024
Se você estranhou o nome desta receita, provavelmente está se questionando o que é mungunzá. Neste caso estamos falando de um doce de milho branco ou amarelo recebe o nome de canjica no sudeste brasileiro e mungunzá no nordeste e faz as delícias de todos sobretudo nas Festas de São João, também conhecidas como Festas Juninas!
Seu preparo é simples e econômico e uma delícia típica do tempo de nossas avós, por isso não admira que tenha gostinho de infância! Aqui no TudoReceitas mostramos para você como fazer mungunzá tradicional, com açúcar em vez de leite condensado e com coco ralado e leite de coco. Confira abaixo todos os detalhes desta receita de mungunzá tradicional e corra para a cozinha para preparar!
Vamos começar a receita de mungunzá. Comece hidratando o milho em água durante a noite, para que fique bem macio e seja mais fácil e rápido preparar este docinho. Após o tempo indicado, enxague o milho e escorra.
Dica: É importante não pular este passo de deixar o milho de molho para não correr o risco do seu mungunzá doce ficar duro!
2
Cozinhe o milho de mugunzá na panela de pressão com 2 litros de água filtrada, os cravinhos e o pau de canela durante 45 minutos após pegar pressão.
Dica: Também pode preparar o mungunzá na panela comum mas, nesse caso, será necessário mais tempo e mais água.
3
Após esse tempo escorra a água do cozimento da canjica e junte o leite, o leite de coco, o coco e o açúcar na panela. Leve de novo ao fogo, mexendo de vez em quando, até engrossar - poderá levar cerca de 30 minutos para que o caldinho do mungunzá fique bem cremoso.
Dica: Quando o munzungá começar engrossando não pare de mexer, para evitar que queime no fundo.
4
Depois do passo anterior seu mungunzá tradicional está pronto, simples assim! Sirva morno ou frio, polvilhado com canela, e delicie-se com esta sobremesa de milho. Bom apetite!
Agora que você sabe como fazer mungunzá doce, confira também estas variações da receita de mugunzá e canjica aqui no TudoReceitas:
Dica: Se preferir um mungunzá mais aguado, ou seja, mais consistente, adicione mais leite comum ou leite de coco enquanto o doce ainda está no fogo.
Se você gostou da receita de Mungunzá tradicional, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Cremes doces. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.
Como fazer mungunzá doce bem gostoso
Tal como em todas as receitas de doce, existem alguns truques simples para aprimorar as receitinhas e deixá-las ainda mais gostosas e irresistíveis! Se você quer saber como fazer um mungunzá bem gostoso, confira estas dicas práticas:
Respeite o tempo em que o milho deve ficar hidratando, assim você garante que ele não fica duro após o preparo desta sobremesa;
Prefira usar coco fresco ralado na hora no preparo do mungunzá, assim ele ficará com gosto de coco mais intenso e delicioso;
Use um leite de coco de qualidade, pois algumas marcas contêm mais água na composição deixando o leite de coco com pouco sabor e mais líquido;
Use leite integral no preparo desta sobremesa ou até mesmo leite vegetal de coco, amêndoa ou de avelã, que irão conferir um gostinho extra;
Não deixe de usar canela e cravinhos no preparo do mungunzá e, se você quiser, pode também acrescentar algumas sementinhas de uma vagem de baunilha.
Suba a sua foto de Receita de Mungunzá tradicional
Suba a foto do seu prato
✕︎
Suba a sua foto
Escrever comentário
20 comentários
A sua avaliação:
Neidja
Minha mãe sempre fazia assim, sem leite condensado e ficava uma delícia. Muito obrigada por apresentar essa receita, irei fazer.
A sua avaliação:
Jaqueline Silva
Acordei hj com uma vontade de comer munguzá, essa receita foi a que mais me deu água na boca.
Comprei o milho deixei d molho e agora estou preparando, espero q dê certo nunca fiz .
Mais como não tenho mamãe por perto, chegou a minha vez de fazer para meus filhoskkk.
Obg pela receita.
A sua avaliação:
Emillyn Ketilly
Vi que rendeu 12 porções, sabe me dizer quantas gramas ou m ficou em média para cada porção?
A sua avaliação:
Amanda
A minha sobrou só um pingo de água, tenho que escorrer mesmo assim?
Oi Leandro, que bom que você gostou desta receita de mungunzá tradicional! Obrigada pelo seu comentário e continue preparando nossas sugestões 🙂
Helia Guedes
Procuro a receita do Mungunzá da minha infância. com caldo ralo docinho , comprado na porta pela manhã ou à tardinha quando o vendedor passava oferecendo pelas ruas do Recife - PE. Faço sempre em minha casa a receita igual a que vocês ensinaram. Gostaria de reencontrar aquele sabor antigo. Obrigada.
Oi Helia. Que gostosa essa recordação! O mungunzá que você lembra pode ser diferente por conta da qualidade dos ingredientes usados, das quantidades usadas e também do modo de preparo. Confira também esta receita de mungunzá que pode ser o que você procura: https://www.tudoreceitas.com/receita-de-mungunza-com-creme-de-leite-4410.html
A sua avaliação:
Lediane
Uma verdadeira delícia 😋 eu acrescentei um pouco de amendoim, ficou Top.
Que delícia, Lediane! Obrigada por compartilhar essa foto conosco e obrigada pelo seu comentário 🙂 Continue preparando nossas receitas e dizendo o que você achou!
A sua avaliação:
Eunice
ESSA SIM É RECEITA DE MUNGUNZÁ TRADICIONAL COM GOSTINHO DE COMIDA DE VOVÓ!!! muito muito gostosa, fiz e lembrei logo de quando eu era criança e vivia no Maranhão com minha vovó Otília. Que delícia!!! façam e não vão se arrepender!!!
Lavei o milho, não deixei pelo tempo sugerido, e logo coloquei na panela de pressão com água( até cobrir o milho), canela em lasca, cravo e um pouco de sal.
Deixei na pressão por 30 minutos, desliguei, acrescentei mais água para terminar de cozinhar. Bati o côco com água morna no liquidificador, o melaço de cana, coloquei na panela de pressão, e por fim, coloquei o leite, a canela em pó e finalizei.
Quem te disse que isso é milho verde? Esse prato é feito com milho para canjica, que pode ser o milho branco ou amarelo. Milho verde é bem diferente. Corrija a sua receita.