Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 25 setembro 2017
Imagem: ibeeimgs.com
A coxinha de galinha é um dos símbolos do Brasil e, para que as pessoas que sofrem de intolerância ao glúten a possam saborear sem problemas, no TudoReceitas.com apresentamos esta receita de salgado com farinha de arroz! Confira abaixo os ingredientes e passo a passo desta coxinha de farinha de arroz, tão saborosa quanto as restantes, e experimente.
Como fazer Coxinha de farinha de arroz (sem glúten):
1
Preparar coxinha de farinha de arroz é igual a preparar a coxinha tradicional. Nesta receita aconselhamos usar caldo de galinha caseiro (resultante da cozedura da carne) em vez dos comuns tabletes de caldo, assim a coxinha ficará com gostinho caseiro e sem traços de glúten.
Imagem: montaencanta.com.br
2
Em uma panela grande coloque o caldo de galinha e a manteiga ou margarina e deixe ferver. Corrija o sal se necessário.
Imagem: arrozfeijaoecaviar.blogspot.pt
3
De seguida acrescente a farinha de arroz de uma só vez e mexa vigorosamente até soltar do fundo da panela. Pode adicionar um pouco de óleo para ajudar ou mais farinha de arroz se a massa estiver muito mole.
Imagem: gula-gourmet.blogspot.pt
4
Transfira essa massa de coxinha sem glúten para uma superfície lisa e untada e sove bem durante cerca de 5 minutos. Deixe esfriar.
Imagem: vomindoca.blogspot.pt
5
Enquanto isso prepare o recheio a seu gosto. Quando estiver pronto, retire um pedaço de massa, abra-a nas suas mãos, coloque o recheio no centro e feche modelando em formato de coxinha.
Imagem: teresacintra.blogspot.pt
6
Sua coxinha de farinha de arroz (sem glúten) está pronta! Resta empanar passando-a primeiro por ovo batido e depois por farinha de mandioca. Asse ou frite em óleo quente até dourar e bom apetite!
Se você gostou da receita de Coxinha de farinha de arroz (sem glúten), sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Coxinha. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.
Oi Carol, você adicionou a farinha de uma só vez, mexendo imediatamente, após os líquidos da panela ferverem? Isso é importante para a massa adquirir a consistência correta.
A sua avaliação:
Mara
Não sei o que aconteceu mas deu tudo errado, massa ficou macia mas qd tentei moldar as coxinhas quebraram todas. Tentei salvar a massa mas foi um desastre, tive que fazer de outro formato.
A sua avaliação:
Eliane
Eu fiz porém a massa fica dura depois de frita será que fritei muito
A sua avaliação:
Keity
Segui a receita, coloquei o óleo mas tive que colocar mais caldo pra massa dar ponto. Porém na montagem foi super difícil, ela racha demais, fiz estilo croquete, porque formato de coxinha foi impossível.
Oi Renata, esta massa de coxinha quebra um pouco mais porque é sem glúten. Nesse caso modele ela enquanto quente e, se necessário, coloque um pouco mais de gordura para dar liga.
SONIA
se colocar um pouco de mix de farinha sem gluten vai dar liga e não vai quebrar ( 600gr de farinha de arroz, 100 gr sendo 50 gr de fecula de mandioca e 50 gr de fecula da batata) e 200 gr de batata cozida e amassada.
Oi Rose, é natural a massa ficar um pouco quebradiça pois a farinha de arroz é uma farinha seca. Nesse caso o ideal seria colocar um pouco de água ou caldo de galinha até dar liga.
Cristina
Fiz a coxinha mas não coloquei óleo porque disse que era opcional.
Consegui fazer a massa mas ela ficou quebradiça depois de colocar o recheio tinha que moldar novamente porque quebrava
Será que foi devido ao fato de eu não ter colocado óleo na massa?
Lilian
Talvez se colocar goma xantana na massa pra dá liga para ela não quebrar, talvez funciona. Mas goma xantana só pode ser usada 1 colher de chá ou meia.
Oi Miranda, foram calculadas entre 1 a 2 coxinhas por pessoa servindo como entrada. Se você achar pouco pode dobrar a receita 🙂 Depois conte o que você achou!