Receita de Couve-flor empanada vegana
Que tal inovar no preparo da couve-flor e servi-la como acompanhamento de uma refeição vegana, ou seja, sem o uso dos ovos ou do leite de origem animal?
Vamos te ensinar como preparar essa deliciosa couve-flor empanada e frita, sugerindo ingredientes que irão substituir os ingredientes de origem animal citados acima e sem deixar de conferir sabor a este vegetal rico em fibras e super versátil na gastronomia.
Ficou com vontade de preparar essa delícia aí na sua casa? Então, não deixe de conferir agora aqui no TudoReceitas essa receita imperdível de couve-flor empanada na versão vegana!
Ingredientes para fazer Couve-flor empanada vegana:
Como fazer Couve-flor empanada vegana:
Separe todos os ingredientes necessários para o preparo da couve-flor empanada vegana. Se quiser uma versão sem glúten também, basta substituir a farinha de trigo por farinha de grão-de-bico ou por farinha de arroz (sem glúten).
Lave, corte em floretes e higienize a couve-flor antes de começar a prepará-la. Aqui eu deixei na água com hipoclorito de sódio por alguns minutos. Depois disso, lavei bastante em água corrente.
Após esse processo, enxugue todos os floretes de couve-flor, pois elas precisam estar bem sequinhas para darmos continuidade à receita.
Dica: Dica: a couve-flor deverá estar crua.
Num bowl, junte a farinha de trigo com a páprica picante e o sal. Se preferir, substitua a páprica por colorau. Esse tempero irá garantir uma cor interessante ao empanado.
Junte a água e misture bem até que se forme um creme, como mostra a foto abaixo. Fique de olho: esse creme não poderá ser muito grosso, mas terá que ser firme pois fará o papel do ovo na receita.
Passe cada florete de couve-flor (crua) no creme preparado anteriormente.
Em seguida passe pelo fubá e retire o excesso. Repita o processo até acabar a couve-flor.
Aqui, eu temperei o fubá com um pouco de sal para garantir que a couve-flor fique com mais sabor, mas você poderá usar outros temperinhos de sua preferência.
Frite os floretes de couve-flor em óleo quente. Evite fritar muitas de vez, para garantir uma fritura correta e uniforme.
Assim que estiverem douradas, escorra o excesso de óleo e deixe-as sobre um prato com papel toalha.
Dica: Dica: A cor do óleo ficará assim devido ao empanado. Depois que fritar todos os floretes, descarte o óleo de forma correta.
Sua couve-flor empanada vegana está pronta para ser saboreada como petisco, acompanhado de um molho ou de uma maionese vegana, se preferir!
Dica: Dica: eu servi a couve-flor com maionese de abacate e ficou incrível!
Esperamos que tenha gostado desta receita de couve-flor empanada vegana! Bom apetite!
- Receita de Couve-flor gratinada: uma maneira gostosa de comer esse legume
- Receita de Couve-flor ao pesto: saiba como fazer
Se você gostou da receita de Couve-flor empanada vegana, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Couve-flor.