
A passata de tomate é um purê de tomates cozidos sem pele e sem sementes. É ideal para preparar molhos de tomate mais fluidos ou ser usado em receitas que ficarão deliciosos como um belo macarrão com molho ,uma lasanha ou uma pizza. Pode ser congelado e facilita a sua rotina na cozinha.
Hoje você vai aprender o passo a passo e vai poder desfrutar dessa passata de tomate caseira e deliciosa. Basta nos acompanhar.
- Panela grande
- Bowl ou tigela
- Faca
- Colher de pau
- Tábua de corte de alimentos
- Escumadeira
- Vasilha grande de plástico
- Liquidificador
Comece separando os ingredientes para o preparo da passata de tomate. Separe os tomates italianos mais vermelhos e maduros. Separe o manjericão, os temperos para temperar a passata. Corte a cebolinha verde e a salsinha bem fina. Corte a cebola branca e cubinhos pequenos. Separe sal e pimenta.
Dica: Separe os ingredientes antes de começar a preparar receita. Desta forma, você não esquece nenhum ingrediente.

Feito isso, lave bem os tomates em água corrente. Faça um corte em X na parte inferior dos tomates. Esse corte é necessário para que a pele saia com facilidade depois de cozinhar os tomates.
Dica: O tomate italiano é perfeito para esta receita, mas pode ser substituído por outro de sua preferência.

Depois disso, em uma panela grande coloque água e leve ao fogo para ferver. Assim que a água começar a ferver, coloque os tomates para cozinharem. Deixe que cozinhem até que a pele comece a se soltar. Mantenha o fogo de médio para alto.
Dica: Coloque os tomates em uma panela bem grande. Caso não tenha panela grande e for utilizar uma panela menor, coloque os tomates aos poucos e não todos juntos.

Depois de cozidos, retire os tomates um a um da panela com uma escumadeira e vá colocando em uma vasilha grande com água gelada e gelo. Esse choque térmico vai ajudar a soltar a pele dos tomates com mais facilidade. Retire a pele dos tomates e retire também as sementes.
Dica: Se preferir e gostar, deixe as sementes e bata tudo junto. Faça conforme sua preferência

Em um liquidificador, coloque os tomates já sem pele e sementes, coloque os temperos e a cebolinha e salsinha picadas. Não acrescente água. O ideal é ir adicionando os tomates aos poucos e batendo no liquidificador. Se preferir uma passata com pedaços de tomate, use o pulsar.

Em uma panela grande, coloque o azeite e a cebola para refogar. Depois de refogada a cebola, transfira o conteúdo do liquidificador para a panela. Acrescente o açúcar, a pimenta e o sal. Mantenha o fogo baixo e deixe cozinhar, mexendo para que não agarre ao fundo.
Dica: O açúcar ajuda a diminuir a acidez da passata, mas você também pode usar uma pitada de bicarbonato de sódio.

Deixe a passata apurar bem e quando estiver bem reduzida acrescente o manjericão para adicionar sabor. Mexa bem e mantenha o fogo baixo. Quando estiver bem apurada, desligue .
Dica: Tampe a panela. O molho costuma pular muito.

Sua passata de tomate está pronta. Armazene em geladeira por 3 dias ou congele por 3 meses. Fica maravilhosa e te ajuda na correria do dia dia. Se preparar essa passata em casa nos conte o que achou.

Se você gostou da receita de Como fazer passata de tomate, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de molho de tomate.
E ai, ficou animado para testar esta receita de passata de tomate em casa? Garantimos à você que o molho caseiro vai dar um toque de sabor muito especial às suas outras receitas. Aqui abaixo deixamos algumas sugestões aqui do TudoReceitas:
- Receita de Macarrão de berinjela
- Receita de Macarrão conchiglione
- Receita de Macarrão à bolonhesa simples
Valor nutricional
(por pessoa)
- Calorias: 96,7 kcal
- Proteínas: 1,7 g
- Gorduras: 7,3 g
- Carboidratos: 7,3 g
- Fibra: 2 g