
Esta é a nossa receita do delicioso caribéu pantaneiro! Combinando a suculenta carne seca com a cremosa mandioca, este prato é uma explosão de sabores tradicional do Pantanal. Segundo historiadores, sua origem é indígena, os indigenas faziam o caribéu com mandioca e carne de caça.
Posteriormente os colonizadores substituíram a carne de caça por carne seca, e hoje é o prato mais apreciado nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Confira todas as dicas e detalhes desse prato simples e saboroso aqui no TudoReceitas, divirta-se, delicie-se e aprenda sempre mais!
- Panela grande
- Colher de pau
Reúna todos os ingredientes necessários para o preparo da receita de caribéu pantaneiro. Pique a cebola, o alho, o cheiro verde, os tomates e os pimentões em cubos. Descasque e corte a mandioca em cubos grandes e reserve.

Corte a carne seca em cubos, deixe de molho na geladeira por 24 horas de antecedência, trocando a água por 2-3 vezes.
Dica: Para dessalgar a carne seca, coloque os pedaços de carne em uma panela com água suficiente para cobrir, leve ao fogo e deixe até começar levantar fervura. Em seguida descarte a água e reserve.

Em uma panela grande, coloque o azeite e frite bem a carne seca já dessalgada, em fogo médio por 10 minutos mexendo sempre.

Acrescente a cebola, o alho e refogue bem. Logo após adicione os tomates, os pimentões, e deixe refogando mais um pouco.

Coloque agora a mandioca e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Misture bem para agregar o sabor.
Dica: Adicione outros temperos, se preferir!

Cubra com a água fervente e misture bem. Deixe cozinhar por 30 minutos ou até que a mandioca e a carne seca fiquem macias. É bom mexer sempre para não grudar no fundo da panela. Pode acrescentar mais água se necessário.
Dica: A mandioca não pode derreter. Precisa ficar macia, porém firme. O ponto ideal é um caldo ligeiramente grosso com os pedaços de mandioca inteiros.

Desligue o fogo, verifique o sal e finalize com bastante cheiro verde picado, que traz mais sabor e aroma à receita. Misture bem.

Seu caribéu pantaneiro está pronto! Experimente servi-lo bem quente, com arroz branco e farofa de mandioca e banana da terra.

Esperamos que tenha gostado dessa receita típica da região pantaneira. Diga nos comentários o que achou e bom apetite!

Se você gostou da receita de Caribéu pantaneiro, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de guisado .
O que comer com este delicioso caribéu? Sugerimos um arroz branco soltinho e uma farofa de banana da terra mineira:
- Arroz branco soltinho: muitas pessoas acreditam que para fazer arroz é necessário ter manha, mas neste artigo do TudoReceitas mostraremos que não é necessário ser um chef para preparar um arroz delicioso!
- Farofa de banana da terra mineira: se você aprecia uma farofa com sabor picante e ao mesmo tempo com um toque suavemente doce da banana da terra, vai adorar essa receita!
Valor nutricional
(por pessoa)
- Calorias: 343,8 kcal
- Proteínas: 22,5 g
- Gorduras: 18,8 g
- Carboidratos: 25 g
- Fibra: 3,8 g