
Esta sobremesa tradicional encanta com sua textura cremosa e sabor irresistível, perfeita para adoçar os momentos especiais da vida. A ambrosia mineira é fácil fazer e bem econômica, preparada com ovos batidos, cozidos em leite aromatizado com cravo e canela, açucar e um toque de queijo meia cura, nessa versão mineira do doce de origem portuguesa, que vai fazer você se apaixonar ainda mais.
Você está pronto para descobrir a verdadeira delícia da ambrosia mineira? Confira aqui no TudoReceitas o passo a passo, não tem erro e vai encantar quem quer que experimente!
- Panela grande
- Peneira
- Espátula
Comece separando os ingredientes e utensílios para o preparo da receita de ambrosia mineira.
Dica: Utilize leite fresco de saquinhos, que vendem na seção de refrigerados do supermercado. Quanto mais puro e fresco o leite, mais saborosa ficará a sobremesa.

Segundo passo é preparar uma calda de açúcar. Em uma panela grande coloque o açúcar, a água, o cravo e canela, leve ao fogo médio e deixe fervendo, sem mexer, por aproximadamente 10 minutos até formar uma calda em ponto de fio fino.

Quando a calda estiver no ponto, adicione o leite em temperatura ambiente. Deixe ferver em fogo médio até dissolver todo açúcar e aromatizar o leite.
Adicione o caldo de meio limão, o leite irá talhar por ação do ácido do limão, mas é esse o processo esperado. Desligue o fogo e deixe descansando, sem mexer, por 5 minutos.
Dica: Se desejar substitua o caldo de limão, por 1 colher (sopa) de vinagre branco.

Passe as gemas dos ovos por uma peneira fina, para retirar a película e não ficar com cheiro e gosto forte de ovo. Misture levemente com um garfo as claras e despeje sobre o leite talhado. Misture bem com um fouet.

Quando se formarem grumos, acrescente o queijo minas meia-cura ralado, e leve novamente ao fogo baixo, e deixe cozinhar por 30 minutos.
Dica: Misture delicadamente com uma espátula para partir o doce em pedaços menores.

Quando o doce estiver espesso e com um tom de caramelo, desligue o fogo.

Separe os cravos e a canela e com uma escumadeira , transfira o doce para compoteiras ou um pote de vidro esterelizado com tampa. Cubra com a calda que sobrou, deixe amornar e conserve em geladeira para servir frio.
Dica: A validade desse doce, se conservado em geladeira, em compoteira bem tampada, é de até 10 dias.

A sua receita de ambrosia mineira está pronta, sirva com ou sem calda. Aproveite para experimentar em familia essa sobremesa, em dias festivo e conte nos comentários o que achou. Bom apetite!
Dica: Um ótimo
Se você gostou da receita de Ambrosia mineira, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de doces de colher.
Se você gosta de ambrosia mineira, com certeza também vai gostar destas outras receitas à base de leite:
- Doce de leite: o doce de leite feito em casa é inigualável. Nesta receita você vai aprender a fazê-lo passo a passo sem dificuldades!
- Pudim de leite de condensado: o pudim é receita certa em todas as casas brasileiras. Aprenda a fazer o seu para qualquer ocasião.
Valor nutricional
(por pessoa)
- Calorias: 41 kcal
- Proteínas: 14 g
- Gorduras: 14,5 g
- Carboidratos: 57,5 g
- Fibra: g